Doença do Trabalho

A doença de trabalho está atrelada ao local onde o operário é obrigado a trabalhar.

Como exemplo de doença de trabalho, podemos citar: o câncer que acomete trabalhadores de minas e refinações de níquel, as pessoas que trabalham em contato com amianto ou em proximidade com algo radioativo, os trabalhadores que sofrem de doenças pulmonares por estarem em contato constante com muita poeira, névoa, vapores ou gases nocivos, a surdez provocada por local extremamente ruidoso, entre outros.

Já a doença ocupacional ou profissional é desencadeada pelo exercício do trabalhador em uma determinada função que esteja diretamente ligada à profissão.

Para simplificar, alguns exemplos de doença profissional são: o escrevente que adquiriu tendinite, o soldador que desenvolveu catarata, o auxiliar de limpeza que sofre com LER, o trabalhador que levanta peso e sofre com problemas de coluna, entre outros.

O trabalhador que desenvolveu alguma doença ocupacional ou do trabalho, possui direito a estabilidade no emprego, ou seja,  este não pode ser demitido sem justa causa,  além de poder ser ressarcido pelos eventuais danos materiais e morais decorrentes da doença.

Para saber mais informações, clique no botão abaixo e converse conosco: